10

SET

Cine Boa Praça promove integração social por meio do cinema

Projeto percorre cidades do Estado de São Paulo com programação cinematográfica gratuita, buscando estimular a interação entre as famílias e a reflexão sobre importantes temas da atualidade

Se com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça era possível fazer cinema na visão do célebre cineasta brasileiro Glauber Rocha, com uma iniciativa bem estruturada e muita força de vontade é possível levar a sétima arte aos mais diversos lugares do Brasil, promovendo a transformação da sociedade. Foi com esse pensamento que nasceu o Cine Boa Praça, projeto cultural que favorece a democratização do acesso às artes por meio da exibição gratuita de filmes em bairros com pouco ou nenhum acesso ao entretenimento. Além de fomentar a ocupação dos espaços públicos, o projeto promove uma importante integração social, estimulando a interação e a reflexão sobre temas relevantes da atualidade.

Em todas as edições, a curadoria do Cine Boa Praça constrói uma programação com filmes atrativos ao público de todas as idades, os quais provoquem a discussão sobre temas transversais. Neste ano serão apresentados os longas Dumbo, Pé Pequeno e o Bom Dinossauro, que possuem enredos que abordam experiências de superação, vivências de bullying, a importância da amizade verdadeira, os vínculos familiares e a tolerância às diferenças. “Muitos dos espectadores nunca tiveram a chance de estar em uma sala de cinema e a iniciativa proporciona que eles vivam essa experiência. É muito gratificante ver o sorriso no rosto e os olhos brilhando, atentos à tela. Em seis anos de projeto, colecionamos boas histórias e depoimentos emocionantes do público”, afirma Claudia Perrotta, uma das idealizadoras do Cine Boa Praça.

Antes de cada sessão são realizadas atividades culturais relacionadas ao eixo temático dos filmes com o intuito de envolver especialmente as crianças e refletir sobre o enredo que será visto em sequência. Os participantes recebem premiações, que em sua maioria são livros também voltados ao tema do filme.

Realidade brasileira

O Brasil tem hoje, segundo os mais recentes dados da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), quase 3.400 salas. No ano passado, alcançou 161 milhões de pessoas, número que podia ser bem mais alto se os espaços de exibição não estivessem concentrados nos grandes centros e se o valor dos ingressos não fosse tão alto. De acordo com pesquisa do site Cuponation, o preço médio das entradas no Brasil é de R$ 31,58, podendo chegar aos R$ 42, dependendo da região.

Entre setembro e outubro, o Cine Boa Praça estará em Sorocaba, Itu, São Roque, Votorantim, Salto, Itapetininga, Araçariguama e Tatuí. Na região, conta com o patrocínio da Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (ProAC – ICMS).  “Democratizar a cultura é o enredo que traz a esperança de um final feliz. Ficamos muito contentes em patrocinar este projeto desde sua primeira edição podendo, não só levar diversão às famílias, como ver o quanto essa iniciativa tem um impacto real na vida delas”, afirma o diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi.

Aspecto educativo

Muito além de levar entretenimento para a população de localidades mais afastadas, o propósito do Cine Boa Praça está em conectar o público às artes. À parte das exibições dos filmes e das rodas de discussão, algumas cidades recebem oficinas de cinema – nas quais é possível conhecer um pouco mais sobre o universo da sétima arte e, claro, colocar a mão na massa.

“O projeto não é só uma simples caravana itinerante de cinema. É uma união de várias frentes que permite uma ampla conexão com a arte. É uma integração cultural, que estimula o diálogo e ocupação do espaço público promovendo a democratização do acesso aos bens culturais”, completa Lidiane Oliveira, uma das idealizadoras da iniciativa.

O primeiro Cine Boa Praça aconteceu em 2012 na região de Sorocaba e, desde então, já conseguiu impactar mais de 50 mil pessoas. Em cada exibição, o projeto leva uma grande tela inflável em formato de claquete, cadeiras e equipamentos de som e vídeo. As sessões acontecem sempre às quintas, sextas e sábados. A programação completa pode ser conferida no site www.cineboapraca.com.br ou no Facebook https://www.facebook.com/CineBoaPraca.

Anterior

FANTA LANÇA CAMPANHA MULTI PLATAFORMA

Próximo

Influenciador por um dia: Coca-Cola lança promoção #RECEBIDOS