04
MAI
Coletivo Coca-Cola já auxiliou cerca de 240 jovens a ingressarem no mercado
Projeto tem capacidade de formar e inserir pelo menos 960 jovens por ano no mercado de trabalho
Promover oportunidades econômicas nas comunidades de baixa renda, em parceria com instituições locais, oferecendo treinamento técnico, empoderamento comunitário e acesso ao mercado de trabalho. Esses são os principais objetivos do Coletivo, plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil, que transforma a realidade de milhares de pessoas.
A plataforma conta hoje com mais de 500 unidades em 125 comunidades no Brasil e já impactou mais de 70 mil pessoas, empoderando especialmente jovens e mulheres de baixa renda. Presente na nossa região desde 2012, por meio da Sorocaba Refrescos, o Coletivo Coca-Cola já qualificou 877 pessoas e inseriu pelo menos 240 no mercado de trabalho.
Segundo o gerente geral da Sorocaba Refrescos, Cláudio Rodrigues, as duas unidades do Coletivo Coca-Cola - em Sorocaba e Itu - têm capacidade de formar 120 jovens por ciclo.
“O projeto atende jovens de 15 a 25 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. Em cada unidade, são realizados por ano quatro ciclos de dois meses de duração. Ao todo, nossa capacidade é de formar e inserir 960 jovens no mercado de trabalho de Sorocaba e Itu ao ano”, explica Rodrigues.
As inscrições para o próximo ciclo de aulas do Coletivo Coca-Cola, que inicia no dia 25 de maio, já estão abertas e podem ser feitas no site www.coletivococacola.com.br, com posterior efetivação da matrícula na unidade onde acontecerá o projeto. O curso é gratuito, mas para se inscrever é preciso ter entre 15 e 25 anos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Serão disponibilizadas 120 vagas em Sorocaba para o Curso de Varejo e 120 vagas em Itu, sendo 60 para o curso de Logística e Produção e 60 para o Curso de Varejo.
O Coletivo em Sorocaba fica na Rua Clóvis da Silveira, no. 30 – Jardim Santa Lúcia (Associação José Guarda – AJG), na Zona Norte, e em Itu o projeto está instalado na Rua Joaquim Delfino da Silva, no. 05 – Jardim Europa (Igreja Assembleia de Deus), na Cidade Nova.
Oficinas de empregabilidade
Além dos ciclos de treinamento para as áreas de Varejo e Logística & Produção, o Coletivo Coca-Cola promove oficinas de empregabilidade, levando até esses jovens a oportunidade do primeiro emprego em grandes redes do varejo, como McDonald’s, e empresas tradicionais da região, como a Padaria Real.
De acordo com o consultor de operações do McDonald’s Sorocaba, Rodrigo Soares, a parceria com o Coletivo proporcionou a contratação de mais 30 jovens para a rede de restaurantes. “Esse projeto é fantástico. Estamos no terceiro ano da parceria e percebo que esses jovens já ingressam na empresa com um grande diferencial pela vivência que adquirem no Coletivo Coca-Cola. Dos 30 que entraram na empresa por meio do projeto, vários já estão inseridos no plano de carreira da empresa”, comemora Soares.
Para a analista de Recursos Humanos da Padaria Real, Rebeca dos Santos Moura, a empresa está bastante otimista com a parceria com a Coca-Cola, pois os jovens do Coletivo têm um respaldo maior, tanto nos conhecimentos técnicos do varejo, quanto nas questões psicológicas e comportamentais. “A Real oferece muitas oportunidades para que os jovens possam crescer na empresa. A promoção de cargos e salários não é feita somente pelo líder, ela passa também pela área de Recursos Humanos e pela Diretoria. Vejo que com o Coletivo Coca-Cola todos têm a ganhar”, diz.
Outro parceiro do Coletivo Coca-Cola é a agência de Recursos Humanos Oka Expertise. A empresa, que já nasceu com o propósito de ter uma frente de responsabilidade social e trabalhar com empregabilidade, visando mudar a vida das pessoas, se engajou na causa por perceber que os jovens têm uma dificuldade excessiva para se preparar para uma entrevista de emprego.
“O Coletivo Coca-Cola trabalha num aspecto que consideramos fundamental: a qualificação e a profissionalização do aluno, dando atenção a esses jovens que estão em situação socialmente vulnerável. Sem contar que o tempo que esses jovens passam no Coletivo, às vezes, está tirando eles de atividades ilícitas, uso de drogas, etc. Para nós é um projeto fantástico que estamos tendo o maior prazer em apoiar. Se todas as empresas tivessem iniciativas como nós e como a Sorocaba Refrescos e a Coca-Cola, a gente viveria numa sociedade completamente diferente”, afirma a psicóloga da Oka Expertise, Mariana Paizani.
Sobre o Coletivo
O Coletivo é a plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil que, desde 2009, transforma a realidade de milhares de pessoas. Mais do que capacitação, o programa busca a transformação social e o aumento da autoestima, tornando essas pessoas protagonistas de suas vidas.
Segundo Michael Porter e Mark Kramer, fundadores do conceito de valor compartilhado, trata-se de um modelo de negócio em que as empresas buscam encontrar formas de aumentar a competitividade e rentabilidade por meio da resolução de problemas sociais.
Atualmente, existem sete diferentes modalidades do Coletivo Coca-Cola: Varejo, Artes, Floresta, Reciclagem, Excelência em Eventos, Logística e Produção e Empreendedorismo, sendo que três delas estão sendo desenvolvidas nas cidades da nossa região:
Coletivo Varejo: capacita jovens de comunidades urbanas de baixa renda e os encaminham para o mercado de trabalho formal. Ao final do curso, os jovens são direcionados para processos seletivos em empresas parceiras da Coca-Cola ou podem buscar emprego em qualquer empresa do mercado. Em Sorocaba e Itu, o programa já colocou cerca de 240 jovens no mercado de trabalho.
Coletivo Logística e Produção: prepara os alunos para lidar com temas imprescindíveis em fábricas, tais como: armazenagem, estocagem, manuseio, segurança e produção, entre outros. Os alunos são encaminhados para processos seletivos em grandes empresas, inclusive para as fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil.
Coletivo Reciclagem: tem como objetivo empoderar catadores através do aumento da autoestima e geração de renda. Em parceria com a ONG Doe Seu Lixo, o Coletivo dá suporte para a gestão e capacitação em mais de 350 cooperativas em todo o país, sendo cinco delas apoiadas pela Sorocaba Refrescos: Catares de Sorocaba, Comarei de Itu, Coopervot de Votorantim, Monções de Porto Feliz e Corbes de Salto.
Promover oportunidades econômicas nas comunidades de baixa renda, em parceria com instituições locais, oferecendo treinamento técnico, empoderamento comunitário e acesso ao mercado de trabalho. Esses são os principais objetivos do Coletivo, plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil, que transforma a realidade de milhares de pessoas.
A plataforma conta hoje com mais de 500 unidades em 125 comunidades no Brasil e já impactou mais de 70 mil pessoas, empoderando especialmente jovens e mulheres de baixa renda. Presente na nossa região desde 2012, por meio da Sorocaba Refrescos, o Coletivo Coca-Cola já qualificou 877 pessoas e inseriu pelo menos 240 no mercado de trabalho.
Segundo o gerente geral da Sorocaba Refrescos, Cláudio Rodrigues, as duas unidades do Coletivo Coca-Cola - em Sorocaba e Itu - têm capacidade de formar 120 jovens por ciclo.
“O projeto atende jovens de 15 a 25 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. Em cada unidade, são realizados por ano quatro ciclos de dois meses de duração. Ao todo, nossa capacidade é de formar e inserir 960 jovens no mercado de trabalho de Sorocaba e Itu ao ano”, explica Rodrigues.
As inscrições para o próximo ciclo de aulas do Coletivo Coca-Cola, que inicia no dia 25 de maio, já estão abertas e podem ser feitas no site www.coletivococacola.com.br, com posterior efetivação da matrícula na unidade onde acontecerá o projeto. O curso é gratuito, mas para se inscrever é preciso ter entre 15 e 25 anos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Serão disponibilizadas 120 vagas em Sorocaba para o Curso de Varejo e 120 vagas em Itu, sendo 60 para o curso de Logística e Produção e 60 para o Curso de Varejo.
O Coletivo em Sorocaba fica na Rua Clóvis da Silveira, no. 30 – Jardim Santa Lúcia (Associação José Guarda – AJG), na Zona Norte, e em Itu o projeto está instalado na Rua Joaquim Delfino da Silva, no. 05 – Jardim Europa (Igreja Assembleia de Deus), na Cidade Nova.
Oficinas de empregabilidade
Além dos ciclos de treinamento para as áreas de Varejo e Logística & Produção, o Coletivo Coca-Cola promove oficinas de empregabilidade, levando até esses jovens a oportunidade do primeiro emprego em grandes redes do varejo, como McDonald’s, e empresas tradicionais da região, como a Padaria Real.
De acordo com o consultor de operações do McDonald’s Sorocaba, Rodrigo Soares, a parceria com o Coletivo proporcionou a contratação de mais 30 jovens para a rede de restaurantes. “Esse projeto é fantástico. Estamos no terceiro ano da parceria e percebo que esses jovens já ingressam na empresa com um grande diferencial pela vivência que adquirem no Coletivo Coca-Cola. Dos 30 que entraram na empresa por meio do projeto, vários já estão inseridos no plano de carreira da empresa”, comemora Soares.
Para a analista de Recursos Humanos da Padaria Real, Rebeca dos Santos Moura, a empresa está bastante otimista com a parceria com a Coca-Cola, pois os jovens do Coletivo têm um respaldo maior, tanto nos conhecimentos técnicos do varejo, quanto nas questões psicológicas e comportamentais. “A Real oferece muitas oportunidades para que os jovens possam crescer na empresa. A promoção de cargos e salários não é feita somente pelo líder, ela passa também pela área de Recursos Humanos e pela Diretoria. Vejo que com o Coletivo Coca-Cola todos têm a ganhar”, diz.
Outro parceiro do Coletivo Coca-Cola é a agência de Recursos Humanos Oka Expertise. A empresa, que já nasceu com o propósito de ter uma frente de responsabilidade social e trabalhar com empregabilidade, visando mudar a vida das pessoas, se engajou na causa por perceber que os jovens têm uma dificuldade excessiva para se preparar para uma entrevista de emprego.
“O Coletivo Coca-Cola trabalha num aspecto que consideramos fundamental: a qualificação e a profissionalização do aluno, dando atenção a esses jovens que estão em situação socialmente vulnerável. Sem contar que o tempo que esses jovens passam no Coletivo, às vezes, está tirando eles de atividades ilícitas, uso de drogas, etc. Para nós é um projeto fantástico que estamos tendo o maior prazer em apoiar. Se todas as empresas tivessem iniciativas como nós e como a Sorocaba Refrescos e a Coca-Cola, a gente viveria numa sociedade completamente diferente”, afirma a psicóloga da Oka Expertise, Mariana Paizani.
Sobre o Coletivo
O Coletivo é a plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil que, desde 2009, transforma a realidade de milhares de pessoas. Mais do que capacitação, o programa busca a transformação social e o aumento da autoestima, tornando essas pessoas protagonistas de suas vidas.
Segundo Michael Porter e Mark Kramer, fundadores do conceito de valor compartilhado, trata-se de um modelo de negócio em que as empresas buscam encontrar formas de aumentar a competitividade e rentabilidade por meio da resolução de problemas sociais.
Atualmente, existem sete diferentes modalidades do Coletivo Coca-Cola: Varejo, Artes, Floresta, Reciclagem, Excelência em Eventos, Logística e Produção e Empreendedorismo, sendo que três delas estão sendo desenvolvidas nas cidades da nossa região:
Coletivo Varejo: capacita jovens de comunidades urbanas de baixa renda e os encaminham para o mercado de trabalho formal. Ao final do curso, os jovens são direcionados para processos seletivos em empresas parceiras da Coca-Cola ou podem buscar emprego em qualquer empresa do mercado. Em Sorocaba e Itu, o programa já colocou cerca de 240 jovens no mercado de trabalho.
Coletivo Logística e Produção: prepara os alunos para lidar com temas imprescindíveis em fábricas, tais como: armazenagem, estocagem, manuseio, segurança e produção, entre outros. Os alunos são encaminhados para processos seletivos em grandes empresas, inclusive para as fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil.
Coletivo Reciclagem: tem como objetivo empoderar catadores através do aumento da autoestima e geração de renda. Em parceria com a ONG Doe Seu Lixo, o Coletivo dá suporte para a gestão e capacitação em mais de 350 cooperativas em todo o país, sendo cinco delas apoiadas pela Sorocaba Refrescos: Catares de Sorocaba, Comarei de Itu, Coopervot de Votorantim, Monções de Porto Feliz e Corbes de Salto.
Continue Navegando
09/SET
As marcas Coca-Cola® e OREO® se tornam “Besties” e anunciam lançamento de bebida e biscoito em edição limitada que formam um par perfeito
Celebrando a amizade, as marcas globais e novas besties vão lançar produtos exclusivos e experiências inéditas para os fãs pelo mundo dividirem com seus melhores...