07

MAI

Coletivo Reciclagem apoia mais três cooperativas da região

Com a inclusão da Ecoeso, Corbes e Coopervot são seis cooperativas atendidas na região

A Sorocaba Refrescos, por meio do Coletivo Reciclagem – plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil – ampliou o número de cooperativas de reciclagem apoiadas na região, passando de três para seis organizações que fazem parte desse programa.

Além das cooperativas Comarei (Itu), Catares (Sorocaba) e Monções (Porto Feliz), que já vem recebendo investimentos que englobam treinamento educacional para os cooperados, melhora no fluxo de produção, novos equipamentos e formalização dos catadores; as cooperativas Ecoeso (Sorocaba), Corbes (Salto) e Coopervot (Votorantim) também passaram a receber suporte em gestão e capacitação, aumentando a autoestima e a geração de renda dos cooperados.

O programa Coletivo Reciclagem é desenvolvido através do Instituto Coca-Cola Brasil e surgiu em 1996 com o nome “Reciclou, Ganhou”. Seu objetivo é colaborar para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas em todo o Brasil. Até 2014, a Coca-Cola Brasil estima apoiar 500 cooperativas em todo o país. Em parceria com a ONG Doe Seu Lixo, o Coletivo Reciclagem oferece hoje suporte para mais de 350 cooperativas.

Desde 2005, quando o projeto foi iniciado na Sorocaba Refrescos em parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (Comarei), a empresa vem obtendo resultados significativos, como por exemplo, o prêmio Troféu Planeta – idealizado pelo sistema Coca-Cola Brasil, com o case “É Possível separar o lixo em Grandes Proporções?”. Atualmente, a cidade de Itu consegue separar 40% de todo o resíduo recolhido – mais de 4,5 milhões de toneladas por ano – dos quais 14% é proveniente da Comarei.

Em 2013, as cooperativas da região da Sorocaba Refrescos faturaram cerca de R$ 2 milhões, coletando aproximadamente quatro toneladas de materiais recicláveis, trabalho que foi realizado por 150 cooperados.

Conheça as cooperativas atendidas pelo programa na região
A Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) atende 45 famílias através da coleta, triagem e venda dos materiais recicláveis e tem uma ação inovadora por ser a responsável pela coleta seletiva de lixo em toda cidade de Itu, sendo referência em todo Brasil. A Comarei fica na Rua Astro Cintra, 80 – bairro São Judas, em Itu, SP.
Criada em 2002 com o apoio da Prefeitura de Salto, o IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo) e o SEBRAE, a Corbes (Cooperativa de Reciclagem Boa Esperança de Salto) é constituída por 50 cooperados, com idade entre 18 e 60 anos. A Corbes fica na Av. Tranquilo Giannini, S/N, bairro Olaria, em Salto, SP.
A Coopervot (Cooperativa de Votorantim) conta com 42 cooperados realizando a coleta seletiva em diversos pontos da cidade e em sua sede, que fica na Avenida Jaziel de Azevedo Ribeiro, 680, bairro Vila Garcia, em Votorantim, SP.
A Catares e a Ecoeso fazem parte do projeto de coleta seletiva do município de Sorocaba. Com 25 cooperados, a Catares fica na Avenida Londres, 365, bairro Jardim Europa, em Sorocaba, SP; e a Ecoeso fica na Avenida Brasil, 996, bairro Vila Barão, em Sorocaba, SP.
A Cooperativa de Reciclagem Monções surgiu em 2010 pela iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento Social, Diretoria de Obras e Meio Ambiente de Porto Feliz em parceria com o Sebrae e a empresa de coleta de lixo Sanepav. A sede da cooperativa fica na Avenida Silvio Brand Correia, 1571, bairro Jardim Bela Vista, em Porto Feliz, SP.
Anterior

Coca-Cola lança no Brasil latas de Todo o Mundo para a Copa do Mundo

Próximo

Coca-Cola traz de volta a dupla Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres