05
FEV
Livro Traços de Itu será lançado em 06 de fevereiro
Na mesma data será inaugurada, no Museu Republicano, a exposição dos desenhos originais que ilustram o livro
No dia 06 de fevereiro, serão realizados no Museu Republicano, que fica na Rua Barão de Itaim, 67, Centro de Itu, o lançamento do livro e a abertura da exposição “Traços de Itu”, que ficará em exibição até o dia 08 junho.
O projeto, realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e patrocinado pela Sorocaba Refrescos – Coca-Cola tem por objetivo despertar, informar e conscientizar os ituanos a respeito dos bens históricos, contribuindo dessa forma para a valorização, a preservação e a apropriação do patrimônio cultural.
O livro “Traços de Itu” é constituído por desenhos artísticos do patrimônio histórico arquitetônico da cidade de Itu, realizados pela arquiteta e artista plástica Teresa Saraiva.
A exposição será acompanhada de uma proposta de educação patrimonial, que envolve visitas guiadas a bens culturais de Itu, à exposição “Traços de Itu” e oficinas de artes, com crianças principalmente da rede estadual de ensino.
Segundo o diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi, a empresa tem como alvo projetos culturais e está preocupada com a preservação de bens culturais, entre estes os históricos arquitetônicos. “Apoiamos a realização do livro e da exposição “Traços de Itu”, da artista plástica Teresa Saraiva, pois o projeto ressalta em traços os prédios históricos da cidade. Esse livro será distribuído gratuitamente em todas as escolas públicas do município de Itu e bibliotecas públicas municipais do Estado de São Paulo, contribuindo com a educação cultural dos jovens”, comenta Biagi.
De acordo com Teresa, os registros não são meras cópias, apesar de neles o semblante do edifício observado ser reconhecido, os valores em questão são outros. “Essas imagens ressaltam a expressão e sensibilidade artística, que se traduzem e estão inseridas na gama e qualidade dos traços, nas graduações dos tons e luzes e na liberdade da linha”, explica a artista plástica.
Ela ressalta ainda que a cidade foi escolhida pela sua importância histórica. “Itu foi caminho indígena, rota de bandeirantes e integrou os ciclos econômicos da cana de açúcar, do café e industrial e tem seu centro histórico preservado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico), além de imóveis tombados por esse órgão e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, diz a arquiteta.
Informações sobre a exposição pelo telefone (11) 4023-0240 ou pelo e-mail [email protected]
Continue Navegando
09/SET
As marcas Coca-Cola® e OREO® se tornam “Besties” e anunciam lançamento de bebida e biscoito em edição limitada que formam um par perfeito
Celebrando a amizade, as marcas globais e novas besties vão lançar produtos exclusivos e experiências inéditas para os fãs pelo mundo dividirem com seus melhores...