26

SET

Voluntários coletam mais de meia tonelada de resíduos das margens do Rio Tietê

Uma faxina ecológica em prol da recuperação do meio ambiente e da despoluição das margens do Médio Tietê. Assim foi o mutirão promovido pela Sorocaba Refrescos, em parceria com a Comarei (Cooperativa de Reciclagem de Itu) e a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Itu, realizado no último sábado, 24/09, na Estrada Parque de Itu, que mobilizou cerca de 100 pessoas.

A ação, realizada próxima à Gruta da Glória, fez parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praia (Cleanup Day), movimento global promovido desde 1986 pela ONG Ocean Conservancy, que reúne milhões de voluntários ao redor do planeta. De acordo com o gerente de Recursos Humanos da Sorocaba Refrescos, Angelo Fanti, há 11 anos, sempre no mês de setembro, a empresa participa desta grande mobilização global, na qual voluntários e ativistas se unem para despoluir uma das fontes mais importantes de vida no planeta.

"Poucas coisas são tão chocantes como a visão do lixo nas margens de rios e lagos, que são levados pela correnteza para os mares e afetam a saúde dos seres humanos e animais marinhos. Fizemos um planejamento para engajar não somente nossos colaboradores, mas também os familiares e os resultados foram excelentes. Conseguimos mobilizar cerca de 80 pessoas internamente, além dos parceiros que participaram do evento, e foram recolhidos 550 quilos de resíduos em apenas algumas horas", observa Fanti.

Para a coordenadora de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente de Itu, Valeria Rusticci, essa parceria com a Sorocaba Refrescos e o Instituto Coca-Cola é muito importante para a coleta seletiva feita pela Comarei em áreas urbanas durante o ano todo, como também em ações pontuais. “Temos um grande problema com relação à conscientização dos usuários da Estrada Parque. Imaginando que o rio já está sujo, as pessoas acabam jogando todo tipo de resíduo nas suas margens. Isso é uma falta de atitude ambiental, mesmo porque hoje a estrada dispõe de mais de 20 conjuntos de lixeiras. A gente espera que com essa instalação, o lixo que hoje estamos coletando diminua ou até seja extinto. Outro grande problema é a região metropolitana de São Paulo, onde as pessoas despejam o lixo nos afluentes do Tietê e acaba se acumulando na região do médio Tietê”, explica Valéria.

Segundo a coordenadora, os resíduos recicláveis que foram coletados serão vendidos pela Comarei para indústrias recicladoras, sendo que as garrafas Pet são transformadas em camisetas e outros produtos, e as latas de alumínio e vidro também são reaproveitadas. Já os resíduos que não podem ser reciclados receberão o descarte correto em aterros sanitários, de modo que não afete o meio ambiente.

Dia do Rio Tietê

A atividade realizada no último sábado também fez parte da VIII Jornada pelo Rio Tietê, realizada entre os dias 17 e 25 de setembro, com programações em Itu e nas cidades da região em comemoração ao Dia do Rio Tietê, celebrado em 22 de setembro. Com o tema ‘Rio Tietê, que qualidade queremos?’, o objetivo da Jornada é de mobilizar a sociedade em prol da despoluição do rio e promover a educação ambiental.

“A jornada pelo Tietê tem oito anos, mas o grupo de voluntários da SOS Mata Atlântica faz esse trabalho há 25 anos, desde quando o primeiro projeto de despoluição se iniciou. Esse rio clama por atitudes conscientes. É importante que a população não descarte seu lixo em qualquer lugar, não coloque o lixo fora em dias de chuva para que o mesmo não acabe poluindo o rio”, concluiu Valéria.

Sobre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Realizado em mais de 125 países todos os anos no mês de setembro, início da primavera no hemisfério sul, por iniciativa da ONG Ocean Conservancy e com o apoio da The Coca-Cola Company, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza cerca de 35 milhões de pessoas em favor de um planeta mais limpo. No Brasil, o evento acontece desde 1993 em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias.
Anterior

Instituto Coca-Cola reformula programa de capacitação de jovens

Próximo

Sistema Coca-Cola Brasil devolve à natureza o dobro de água que utiliza