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Cola-Cola Brasil e McDonald’s realizam projeto de inserção de jovens no mercado.

Gigantes do varejo selam parceria
Xiemar Zarazúa e José Valledor, presidentes da Coca-Cola Brasil e da Arcos Dourados Brasil, respectivamente, formalizam a aliança
Iniciativa gera desenvolvimento e contratação de mão-de-obra qualificada

A Coca-Cola Brasil e a Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s na América Latina, celebram parceria para inserir jovens das classes C e D no mercado de trabalho. A aliança foi formalizada por Xiemar Zarazúa e José Valledor, presidentes da Coca-Cola Brasil e da Arcos Dourados Brasil, respectivamente.

“A inovação da parceria está exatamente no fato de ser uma iniciativa de negócio que gera educação e desenvolvimento social. Por meio desta união, ambas as empresas têm a chance de estreitar ainda mais o relacionamento com as comunidades de baixa renda”, explica Claudia Lorenzo, diretora de Negócio Social da Coca-Cola Brasil, que lançou em 2009 o programa Coletivo.
A tecnologia social, cujo formato mescla aulas e exercícios práticos em games de negócios, tem como objetivo capacitar jovens das classes C e D para a geração de renda.

“Estamos muito felizes com esta parceria. Na medida em que contribuímos com o Coletivo, ajudamos a formar profissionais, inserindo-os no mercado formal de trabalho e, ainda, podemos tê-los em nosso time. São jovens que saem do programa qualificados com conhecimento sobre mercado, estratégias para pontos de venda, comportamento e relacionamento com o consumidor. Para o McDonald’s, é imensurável a importância de projetos como este, que estão alinhados com os valores da rede de formar, incentivar e desenvolver pessoas”, comemora Helio Muniz, diretor de Comunicação do McDonald’s.

Coletivo - Idealizado pela Coca-Cola Brasil e desenvolvido em parceria com seus fabricantes, o programa tem, há mais de dois anos, capacitado jovens das classes C e D para o mercado de trabalho. Em conjunto com ONGs e outros parceiros são criadas unidades operacionais em comunidades de menor oportunidade, que funcionam como um centro de formação de jovens e estímulo ao empreendedorismo entre mulheres, visando seu desenvolvimento socioeconômico.

Cada ciclo de aulas tem a duração de dois meses e, ao final, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, elaborando planos de negócios para comércios locais. O encaminhamento para o mercado de trabalho é feito por meio da Coca-Cola Brasil e seus fabricantes, contando também com sua rede de clientes e fornecedores.

Hoje, o Coletivo já está presente em 125 comunidades de 14 estados brasileiros. A meta é implantar o programa nas principais comunidades do País até a Copa do Mundo, em 2014. Mais informações no
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